Atelie Kleber Galveas

Identidade Capixaba

Kleber, ao mesmo tempo que evolui em sua procura plástica, abre, conscientemente, caminho para outros artistas. Poderia não ser assim, e não se desgastar na discussão, mas sabe que, sozinho, pouco ou quase nada pode alcançar no que realmente almeja: fazer de Vila Velha e da Barra do Jucu um centro de arte.
Aos dezoito anos, Kleber partiu para Portugal, onde estudou com o falecido mestre Peniche Galveias, fez cursos de gravura na Sociedade Nacional dos gravadores Portugueses, pesquisou arte abstrata, conviveu com vários nomes de expressão hoje em Portugal e, ao voltar, dedicou-se à amizade do falecido mestre Homero Massena. Economista e professor, tendo todas as oportunidades de viver tranqüilamente dentro de um cargo nessas funções, preferiu Kleber lutar, e muito, para tomar a decisão profundamente acertada de ser “apenas” pintor. … Livro Identidade Capixaba – Kleber Galvêas

Visite: www.galveas.com

Kleber Galvêas – por Carlos Chenier, crítico de arte – “A Gazeta”.

 

Guarda de Marujos

Nossa Senhora do Rosário

Como é de costume, todo mês de agosto ocorre a tradicional transmissão de Coroa dos Reis de Ano do Congado em Monlevade. A Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário, através do casal Anelino Aparecido Firmo e Valdete Terezinha Moreira, Rei e Rainha, organizaram uma bonita festa neste ano. Eles deixaram o reinado e transmitiram as coroas a José Ferreira e Natália Ferreira (pai e filha), que ficarão responsáveis pela organização da Festa de 2010, como é de costume dos Reis vigentes.

Muita emoção marcou o último dia de festa que teve início no último dia 13 e terminou neste domingo, 23, ápice das comemorações. Cerca de 200 pessoas pertencentes a quatro Guardas de Congado estiveram presentes. De acordo com o vice-presidente do Grupo, José Cássio, compareceram as Guardas de São Jorge, de Conceição de Piracicaba (Jorge), a Guarda de Nossa Senhora Santana, do bairro Laranjeiras e a Guarda de Vila Santa Rosa, de Nova Era.

A programação contou com novena, tríduo, levantamento do mastro no sábado, 22. No domingo apresentação de Capoeira com Zumbi dos Palmares, Missa às 10h, almoço para os convidados e procissão com Nossa Senhora do Rosário com saída da Sede dos Marujos (avenida Getúlio Vargas, 4431, Carneirinhos) até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde ocorreu a passagem da coroa aos novos festeiros, com a bênção do Padre Marcos Rosa.

Manutenção do Grupo

Com 53 anos de existência e 60 integrantes, a Guarda de Marujos não recebe nenhum tipo de apoio financeiro para se manter. Por ser uma entidade de cunho religioso e mesmo apesar de não ter fins lucrativos e ser considerada de utilidade pública, não pode receber ajuda de órgão público municipal (Prefeitura, por exemplo). Os integrantes da Guarda contribuem mensalmente com um valor simbólico e cada um fica responsável pelo uniforme e instrumentos. Empresas municipais apóiam nas festividades.

De acordo com Anelino, Rei de Ano em 2009, no próximo dia 29 será realizada uma reunião com o objetivo de que a entidade deixe de ser religiosa e passe a atuar como Cultural, fazendo para tanto, mudanças no regimento do estatuto, podendo, assim, receber recursos para a manutenção da tradição.